quinta-feira, 11 de junho de 2009

Madonna pode vir ao Brasil para conhecer a família de JesusApesar de negarem o namoro, Madonna e Jesus Luz estão cada vez mais próximos. E, pelo que tudo indica, o relacionamento deve se tornar ainda mais sério.

Segundo a revista americana In Touch, a estrela pop vai aterrizar em breve em terras brasileiras. O motivo? Madonna quer conhecer a família do modelo brasileiro.

“Madonna está levando a sério seu relacionamento com ele, por isso, quer conhecer a família de Jesus”, afirmou uma fonte da publicação.

O casal se conheceu na última turnê da cantora pelo país, em dezembro de 2008, durante uma sessão de fotos para a revista W Magazine, no Rio. Desde então, os dois não se largaram mais.

“Eles estão cada dia mais próximos. A grande diferença de idade não significa nada para ela”, emenda a mesma fonte.

Em recente entrevista ao programa Fantástico, da Globo, Jesus garantiu que adora a loira, mas que são apenas bons amigos. É esperar para ver as cenas do próximo capítulo deste romance.


Aviões Airbus

Quatro aviões Airbus fizeram pouso de emergência nos últimos três dias

11/06/2009 - 05:59 - BBC Brasil

BBC BRASIL

Dois aviões Airbus fizeram pousos de emergência devido a problemas técnicos nas primeiras horas desta quinta-feira, elevando a quatro o número de incidentes envolvendo aeronaves da empresa nos últimos três dias. No mais grave deles, um Airbus A330 da companhia aérea australiana Jetstar, com 203 pessoas a bordo, teve que fazer uma aterrissagem de emergência na ilha de Guam, no Oceano Pacífico, por causa de um incêndio na cabine de comando.

A aeronave - do mesmo modelo do avião da Air France que caiu no Oceano Atlântico no dia 31 de maio - fazia o trajeto entre Osaka, no Japão, e Gold Coast, na Austrália. Os pilotos teriam conseguido apagar o fogo antes de pousar, e nenhum passageiro ficou ferido.

Reuters
Avião teve de fazer pouso de emergência



Ainda na manhã desta quinta-feira, um Airbus A320 da empresa russa Aeroflot fez um pouso forçado em Novosibirsk, na Sibéria, com 122 pessoas a bordo, por causa de uma rachadura no para-brisas. O avião voava entre Irkustk, no centro-leste do país, e Moscou.

Na manhã da quarta-feira, outro Airbus foi obrigado a retornar ao aeroporto de Las Palmas, nas Ilhas Canárias, dez minutos após a decolagem, após ser detectado um problema no motor.

O avião da companhia escandinava Iberworld partia com 180 passageiros com destino a Oslo, na Noruega. Após o pouso, foram adotados os procedimentos de emergência para evacuar a aeronave, mas não houve maiores complicações.

Uma falha em um dos motores também causou um pouso forçado de um Airbus A340 da Air China, que fazia o trajeto entre Milão, na Itália, e Pequim, na terça-feira.

A aterrissagem ocorreu no aeroporto de Moscou, na Rússia. Não houve feridos entre as 155 pessoas a bordo.

'Raros'

Apesar da proximidade dos incidentes com a queda do voo AF 447, e do fato de todos envolverem aviões da Airbus, especialistas garantem que essas ocorrências são raras.

"Todos os aviões apresentam problemas técnicos uma vez ou outra, mas eles são projetados para superar essas falhas com segurança, e os pilotos são treinados para lidar com eles", lembra Richard Woodwird, vice-presidente da Associação Australiana e Internacional de Pilotos.

"Se considerarmos a quantidade de horas voadas por essas aeronaves, o número de incidentes é muito pequeno", disse ele à BBC Brasil.

A assessoria de imprensa da Airbus disse à BBC Brasil que "a frota de A330 registra mais de 11 milhões de horas de voo" e que "não há motivos para relacionar esses casos individuais que ocorreram com aviões de outras companhias nos últimos dias ao acidente com o voo 447 da Air France".

"O acidente (do AF 447) é muito sério, mas foi o primeiro com mortes desse avião em voos comerciais", declarou a assessoria de imprensa da Airbus.

A empresa também lembra que a Agência Europeia para a Segurança da Aviação declarou nesta semana que o A330 "é um avião seguro, mesmo com os antigos modelos de sensores".

Guam

Woodwird afirmou ter conversado com o comandante do voo da Jetstar que pousou em Guam e disse que os procedimentos adotados por ele foram os corretos.

Um porta-voz da companhia aérea disse à rede de TV australiana ABC News que um dos pilotos usou um extintor para apagar um fogo na cabine de comando, assim que foi notada uma fumaça.

"Nós fizemos um desvio de emergência para o Aeroporto Internacional de Guam, onde a aeronave pousou sem incidentes".

De acordo com o porta-voz, o avião permanecerá em Guam até que as causas do incidente sejam apuradas.

Segundo informações, a maioria dos passageiros era de nacionalidade japonesa.

Aumenta casos da gripe suína no Brasil

Ministério diz que "gripe suína" está sob controle no Brasil

11/06/2009 - 13:21 - Carollina Andrade, repórter em Brasília

BRASÍLIA - A ministra interina da Saúde, Márcia Bassit, informou há pouco, durante pronunciamento no Ministério da Saúde, que a "gripe suína"(rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) no Brasil "está absolutamente sob controle". A orientação das autoridades é para que a vigilância continue a ser feita do mesmo jeito que vem sendo realizada desde abril, quando foram anunciados os primeiros casos da doença. Segundo ela, o País tem 52 casos confirmados.

Márcia disse que, apesar de a letalidade da doença ser de 0,5%, isso não diminui em nada a responsabilidade das autoridades quanto ao controle e vigilância.

Agência Brasil
Ministra interina da Saúde faz pronunciamento em Brasília

Os comentários da ministra interina foram feitos por causa do anúncio da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que a doença virou pandemia e atingiu 74 países. De acordo com Márcia Bassit, a transmissão no Brasil permanece limitada e sem sustentabilidade. "O Brasil se antecipou a todas as medidas recomendadas pela OMS", disse ela. Por isso, o fato de a organização ter elevado a doença à categoria de pandemia não muda a situação no Brasil.

"O governo brasileiro continua atento para a vigilância, a elaboração de diagnósticos e tratamento da doença. Continuamos vigilantes em portos, aeroportos e em toda a fronteira. Continuamos monitorando as pessoas que tiveram contato com outros que tinham a doença. As ações se mostraram eficazes e vão ser mantidas", disse a ministra. Ela acrescentou que as autoridades do Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de Saúde, trabalham dia e noite desde o dia 24 de abril, quando foi noticiada a gripe suína.

"A situação está totalmente sobre controle. Temos 52 casos confirmados. Destes, 39 (75%) foram importados de outros países. A maioria, depois de tratada, já voltou para casa e está bem. A população continua sendo orientada a procurar a unidade de saúde mais próxima quando sente qualquer sintoma. Lá, o paciente é avaliado e será encaminhado, caso necessário, para um dos 53 hospitais de referência para o caso", disse ela. "Temos ainda 192 núcleos de vigilância epidemiológica no País, 900 leitos reservados, kits e medicação específica. Temos também outros 9 milhões de kits de tratamentos em estoque".

A ministra interina disse que desde 2000 o Brasil tem uma rede de vigilância epidemiológica, o que o deixa preparado para enfrentar uma situação como a atual. "A população pode ficar tranquila, mesmo com o anúncio de elevação do nível de alerta", disse a ministra. Desde 1968, essa é a primeira vez que a OMS eleva uma doença ao grau de pandemia. Naquela ano, um surto de gripe causou a morte de mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo.

(*Com informações da Agência Estado)

corpus christi

Corpus Christi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nota: Se procura a cidade dos Estados Unidos, consulte: Corpus Christi (Texas). Ainda, se procura a cidade paraguaia, consulte: Corpus Christi (Paraguai).


Tapete de Corpus Christi em Poá - São Paulo.

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.

É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395).

Índice

[esconder]

[editar]História

Procissão de Corpus Christi, Moosburgo,Alemanha, 2005

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católicasentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico. Conta a história que um sacerdote chamado Pedro de Praga, de costumes irrepreensíveis, vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o Dom da fé. Ao passar por Bolsena (Itália), enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido da dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a Hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando o corporal, os sangüíneos e as toalhas do altar sem no entanto manchar as mãos do sacerdote, pois, a parte da Hóstia que estava entre seus dedos, conservou as características de pão ázimo. Por solicitação do Papa Urbano IV, que na época governava a igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da bula Transiturus do Mundo o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.

A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264. O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

[editar]A Festa no Brasil

Procissão de Corpus Christi, pausa para o Tantum Ergo em Latim. Pirenópolis, Goiás.

Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas se revestem de práticas antigas e tradicionais são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.

Em Pirenópolis, Goiás, é uma tradição os tapetes de serragem colorida e flores do cerrado, cobrindo as ruas por onde passa-se a procissão de Corpus Christi, também efeita-se 5 altares para a adoração do Santíssimo Sacramento, e execussão do cântico latino Tamtum Ergo Sacramentum, esta procissão é acompanhada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e pela Orquestra e Coral Nossa Senhora do Rosário. É neste dia que o Imperador do Divino recebe a coroa, para a realização da Festa do Divino de Pirenópolis, do ano seguinte.

Em Castelo, no estado do Espírito Santo, as ruas são decoradas com enormes tapetes coloridos formados por flores, serragem colorida e grãos. Em São Paulo, o município de Matão é famoso por seus tapetes coloridos feitos de vidro moído, serragem e flores que formam uma cruz no centro da cidade. A cidade de Mariana - MG comemora a festa de Corpus Christi enfeitando as ruas com tapetes de serragem e pinturas. Jaguáriúna - SP, Santo André -SP, São Joaquim da Barra - SP e Jacobina - BA também seguem o mesmo estilo, as ruas ao redor da matriz são enfeitadas com serragem, raspa de couro, areias coloridas, tudo o que a criatividade proporciona para este dia santo. Em Caieiras - SP a Juventude da Cidade promove com sua criatividade tapetes que se estendem no trajeto da procissão deste solene dia, desde a Igreja Matriz de Santo Antonio até a igreja de São Francisco de Assis, este trabalho dura doze horas e é coroado com a procissão luminosa em torno ao Santíssimo Sacramento.

[editar]

Foto: Paulo Toledo Piza/G1