quinta-feira, 25 de junho de 2009


25/06/2009 - 19h51
Fama, polêmica e escândalos marcaram vida de Michael Jackson

PUBLICIDADE


RODRIGO VIZEU
Colaboração para a Folha Online
Em seus anos finais, o cantor Michael Jackson vivia envolto em polêmicas com os filhos Prince, 12, e Paris, 11, a quem chegou a cobrir com burcas afegãs para evitar o assédio da imprensa, e Prince 2º, 7, o qual sacudiu perigosamente em uma sacada na Alemanha, em 2002.

Michael Jackson morre aos 50, dizem NBC e "Los Angeles Times"

A morte de Jackson frustra os fãs, que esperavam uma volta aos palcos em uma série de shows a partir de 13 de julho na O2 Arena, em Londres. O popstar, que já teve fortuna estimada em US$ 573 milhões, não lançava um disco de canções inéditas desde 2001 ("Invincible") e respondia a processos de empresários.

A última acusação de exploração de crianças e adolescentes foi em 2003, na qual foi inocentado, assim como em todos os casos anteriores.

Nos anos 80, a vida de Jackson era mais glamourosa, a começar pela alcunha de "rei do pop" e os oito Grammy ganhos em 84. Símbolo sexual, ditava tendências e financiava projetos humanitários.

O sucesso começou cedo. Jackson nasceu em 29 de agosto de 58 em Gary, no Estado americano de Indiana. Aos quatro anos, já era levado pelo pai, o operário Joseph Jackson, para tocar com os irmãos no Jackson 5.

Rusty Kennedy/AP

O cantor e compositor norte-americano Michael Jackson, 50, que morreu nesta quinta-feira, em Los Angeles
A consagração veio em 69, quando a banda foi contratada pela gravadora Motown. Jackson deixou a banda em 84, dois anos após o solo "Thriller", até hoje o álbum mais vendido da história da música, com mais de 40 milhões de cópias.

Violência doméstica

A fama maquiou os problemas dos Jackson. A família de testemunhas de Jeová, que ganhou em 72 um premio do Congresso dos EUA pelas "contribuições para a juventude americana", sofria secretamente com o pai.

O drama veio à tona em 88, quando Michael Jackson revelou que apanhava e era exigido demais por Joseph Jackson. A irmã La Toya foi além e acusou o pai de abuso sexual dos filhos.

Em 93, foi a vez de Michael Jackson ser acusado de pedofilia. Um psiquiatra afirmou que o cantor abusou de um de seus clientes, um menino de 13 anos. O popstar disse ser vítima de extorsão.

Cirurgias e filhos

Ao longo dos anos, Michael Jackson se submeteu a inúmeras cirurgias plásticas, sendo seis no nariz. As intervenções mais controversas foram para clarear a pele. Ele alegava que apenas reduzia os efeitos do vitiligo, doença que causa manchas brancas na pele.

¦Outra excentricidade era o uso de luvas e máscaras em aparições públicas, costume que impôs aos filhos. Os dois mais velhos foram fruto de um casamento de três anos com a ex-enfermeira Debbie Rowe.

Prince 2º nasceu de uma inseminação artificial com uma mulher não identificada. Antes, Jackson teve um casamento de 19 meses, entre 1994 e 1996, com Lisa Marie Presley, filha de Elvis Presley. Em meio a tantas peculiaridades, o "rei do pop" conseguiu ser genro do "rei do rock".

Nenhum comentário: